sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ILUMINAÇÕES SOBRE A CARNE



Para Vívian, como pedido de desculpas.

Ele tinha boas intenções e o coração ingênuo que as boas intenções costumam trazer gratuitamente. Então, depois de um workshop místico resolveu deixar para trás todos os produtos de origem animal, pois uma sociedade evoluída não usa essas coisas. Chorou dolorosamente (e sinceramente) enquanto assistia o pavoroso vídeo do abate industrializado de pintinhos, vacas e porcos e em um momento de iluminação entendeu que estava em um mundo bárbaro. Enxugou as lágrimas, tomou o seu calmante e resolveu levantar uma placa na passeata por um mundo sem carne no próximo fim de semana.
 Quando o glorioso dia chegou ele fez a barba, tomou banho e usou cosméticos caros, afinal, sua vida tinha um novo propósito. Milhares de vacas e porquinhos dependiam de ações como aquela para se livrarem das amarras de uma vida miserável.
Reuniram-se na frente de uma praça cheia de andarilhos e ele comprou uma placa de PVC com os dizeres: CANSEI DE VIVER DA MORTE! PARE DE COMER CARNE! Estavam em centenas de pessoas e uniram-se a elas os andarilhos da praça, que no calor das emoções, seguiram a passeata. Enfim, era a sociedade lutando contra a terrível injustiça feita aos animais por tanto tempo, o mundo iria melhorar com certeza.
Quase no final do percurso um andarilho se aproximou dele e o ficou olhando com um sorrisinho sinistro no lábio (aquele sorriso típico de pessoas pouco evoluídas, o sorriso crítico). Depois de minutos debaixo daquele sorriso desagradável ele perguntou ao andarilho:
- O que o senhor está olhando?
O andarilho aumentou o sorriso e disse:
- Essa placa de PVC é feita de vaca, chefia!
- Pare com isso...
- É verdade. Tem gordura de vaca nesse PVC. Talvez até a tinta dessa placa tenha sangue de vaca.
- Pare de fazer piada! - disse ele já irritado.
- Desculpe, chefia, mas essa passeata é uma piada por si mesma. A vaca está no shampoo dos seus cabelos, no sabonete do seu banho, no detergente da sua louça, no pneu do seu carro, no filme de fotografias e cinema, nos cosméticos dessas mulheres  quentes e nas pílulas da medicina. A vaca está em todo lugar. Esse povo está banhado na vaca!
Então ele teve uma nova iluminação e se sentiu idiota. Naquela noite jantou um bife mal passado e quando os berros agonizantes da vaca tentaram interromper sua alimentação ele gritou:
- Cale a boca! Você está em todo lugar e eu não posso fazer nada sobre isso!
Foi o melhor bife da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário